Toracocentese teórica e prática

Inúmeras são as vezes que um paciente canino ou felino dá entrada em uma clínica ou hospital veterinário necessitando de um atendimento de emergência que seja objetivo e eficiente. Entretanto, em alguns casos este paciente não recebe um tratamento adequado nos primeiros instantes de sua emergência e vem a óbito pouco tempo depois. Isto causa insatisfação nos profissionais envolvidos com o atendimento e sua descrença na possibilidade de sucesso nos casos futuros, além de muita tristeza nos proprietários do animal.

Entretanto, a Medicina Veterinária, em franca evolução científica e tecnológica, através dos conhecimentos sobre a hemodinâmica, ventilação, perfusão, técnicas cirúrgicas e procedimentos invasivos e não invasivos, proporciona uma condição de melhorar muito a taxa de sucesso na reanimação e estabilização destes pacientes em caráter clínico emergencial.

Infelizmente, a formação clássica dentro da Medicina Veterinária não prepara de maneira eficiente o profissional a atender pacientes em situação de emergência clínica-cirúrgica. Mas, por outro lado, o CPT Cursos Presenciais apresenta uma solução viável, rápida e de muita qualidade para suprir este déficit de informações para o médico veterinário ou graduando, ao oferecer mais um curso inovador na área de pequenos animais. O Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais visa preencher a lacuna entre a graduação e a rotina clínica de emergência, capacitando profissionais aptos a prestar sua inestimável ajuda aos pacientes no pior momento de suas vidas.

Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais  tem como principal objetivo oferecer ao aluno os conhecimentos teóricos e práticos das técnicas e procedimentos envolvidos na estabilização de pacientes em situação clínica emergencial. São os objetivos específicos do curso:

– Abordar de forma sistemática a metodologia do atendimento emergencial, trabalhando de maneira ordenada o ABCDE nos primeiros instantes da admissão do paciente;

– Inserir o desfibrilador cardíaco como ferramenta indispensável nos atendimentos de emergência;

– Trabalhar a monitorização emergencial básica para o paciente;

– Abordar as principais técnicas de ventilação artificial para o paciente;

– Abordar os procedimentos básicos envolvidos na estabilização de pacientes em situação emergencial;

– Fluidoterapia na reanimação.